terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Aprendizagem Colaborativa no Contexto Escolar

Surpresas, o cotidiano da precariedade, da vontade das administrações extraescola que tiram tempo precioso do já escasso convívio com a escola são reveladores de vontade, fé e entusiasmo com que professores não se deixam abater e, dia a dia, buscam dar o melhor de si no complicado processo de trabalhar com as TIC.
Pesquisas como a realizada por Dora exigem sensibilidade, olhar apurado para nas entranhas daquilo que poderia parecer caótico se possa vislumbrar saídas, ensaios que ressignificam e redimensionam a sala de aula. E mais que tudo, a intencionalidade e o desejo que crianças, jovens e professores das escolas públicas a reconheçam como espaço que a eles pertencem, forjando processos mais alternativos num espaço tido como de pouca qualidade. 
A pesquisa feita por “Dora” tem essa singeleza: trazer aos nossos olhos os esforços empreendidos por professores dedicados, que embora mergulhados num cotidiano estafante, em nome da profissão, agregados em torno de um projeto pedagógico encontram soluções simples, porém eficazes, no trabalho com as TIC.
Leiam, pois, o livro como um manifesto que basicamente remete à máxima: deem-nos condições que faremos, e bem, o resto...

Kátia Morosov Alonso
Coordenadora do LêTECE

Chefia de arte: Helton Pereira Bastos
Editoração/Capa (Ilustração): Robinson Marcelo Borborema
Ilustração da capa: Vilmos Varga | Shutterstock
Editora Entrelinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário